quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Projeto "Uma Vida, Uma Árvore"




A recém-nascida Clara Izabele Gonçalves da Silva ainda não entende o significado de fenômenos como buraco na camada de ozônio, o efeito estufa e o desmatamento, mas conseguiu dar a sua contribuição para a preservação do meio ambiente. Com seu nascimento, mais uma árvore foi plantada no parque Nossa Senhora da Piedade, bairro Araão Reis, região Norte de Belo Horizonte. A muda de ipê-branco foi batizada com o nome da criança, que assim como seus pais poderá acompanhar, por toda a vida, o crescimento da árvore.

O plantio da árvore foi o primeiro dentro do programa "Uma Vida, Uma Árvore", que já vigora desde janeiro. Anualmente, nascem cerca de 36 mil crianças na capital. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, somente no mês de janeiro, foram contabilizadas 2.640 adesões ao programa. A pretensão da Prefeitura é semear, até o fim do ano, 30 mil arbustos, de aproximadamente 80 espécies nativas da região, como jacarandá, jequitibá, pau -brasil e ipês de variadas cores. A média de nascimentos na capital é de 34 mil por ano.

A iniciativa tem como objetivo plantar uma árvore para cada criança registrada na capital, nos parques e áreas verdes da cidade. Para que a idéia siga em frente, basta que os pais de recém nascidos preencham uma ficha de adesão à disposição nos cartórios de registro civil que participam do projeto. Depois ele recebe um número e um certificado. Após o plantio, a prefeitura envia aos pais ou responsáveis informações sobre onde está localizada a muda que recebeu o nome da criança.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fraternidade e defesa da vida...


A Campanha da Fraternidade de 2008 já tem tema: “Fraternidade e defesa da vida”; e o lema é: “escolhe, pois, a vida”. A preocupação da Campanha deste ano é chamar a atenção de todos os brasileiros para as grandes ameaças que a vida humana vem sofrendo nos últimos tempos, como o aborto, a violência, a pobreza e a eutanásia, e para a indiferença com que essas agressões estão sendo tratadas.

Nas suas múltiplas formas e manifestações, a vida é um bem impagável e indisponível; cada ser vivo manifesta, à sua maneira, a sabedoria e a insondável providência de Deus Criador. Não criamos a vida, mas temos o tremendo poder de destruí-la; e a destruição da vida pelo descuido e a imprudência humanas, ou pela ganância sistemática e cega, é ofensa ao Criador.

Muitas formas de agressão ao ambiente, bem como a interferência leviana na natureza dos organismos vivos, coloca em sério risco a existência da muitos seres vivos, vegetais ou animais. Vem ao caso de perguntar: que tipo de mundo e ambiente estamos preparando para as gerações que virão depois de nós?

VER, JULGAR e AGIR, esta é a grande questão posta pela Campanha da Fraternidade de 2008, que será ocasião para refletir sobre a complexa problemática que atinge a vida sobre a terra, em especial, a vida humana. Está em jogo o futuro da vida na Terra, nossa casa comum, e de todos os seus habitantes. Uma solução responsável só poderá ser solidária e fraterna, no pleno respeito ao desígnio de Deus Criador e Senhor da vida.

O encontro com Cristo é o ponto de partida para reconhecer plenamente a sacralidade da vida e a dignidade da pessoa humana, mas esse reconhecimento não é exclusivo às pessoas de fé. Todo ser humano traz, em seu coração, o desejo de ter essa sacralidade e essa dignidade reconhecidas. Assim, com esperança e alegria renovadas, nos lançamos mais uma vez à defesa da vida, cientes que essa é uma luta pessoal e social contra uma cultura de morte que se infiltra no coração das pessoas e contra as estruturas injustas que objetivamente trazem a morte a nós brasileiros e a nossos irmãos latino-americanos.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

De quem é a voz da chamada a cobrar ?


A dona da voz é a locutora paulista Patrícia Godoy. Toda vez que você liga para alguém a cobrar, ouve a mensagem ‘chamada a cobrar: diga seu nome e a cidade de onde está falando’. Quem está do outro lado da linha, recebendo a ligação ouve ‘chamada a cobrar: para aceitá-la, continue na linha após a identificação’.
As duas mensagens foram gravadas com a voz de Patrícia, que você vê na foto ao lado. Apesar de ser formada em piano clássico, educação física e laboratórios médicos, Patrícia trabalha como atriz desde os 15 anos, quando começou a fazer comerciais, gravar jingles e dublar vozes. A dona da voz também já fez novelas e apresentou telejornais no SBT.


Agora sua principal ocupação é como locutora de comerciais. ‘Meus amigos já até sabem quando um comercial tem a minha voz’, diz. A chamada a cobrar automática (com a discagem do 9 na frente do número) existe no Brasil desde 1984. Antes, dava um trabalhão: o usuário tinha que ligar para a telefonista, que então fazia a ligação. Hoje, quando alguém recebe uma chamada a cobrar, tem seis segundos para decidir se a aceita ou não – é nesse intervalo que entra a mensagem com a voz da locutora. Depois desse período, a ligação começa automaticamente a ser cobrada. Fonte: Revista Mundo Estranho.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Acabou o Carnaval...




Ufa! Acabou o carnaval. Mas depois de sete anos, este foi um carnaval diferente. Em Belo Horizonte, em casa! Nublado e chuvoso. E foi muito bom e tranqüilo, com a família em parte e direito de fazer certas coisas que não fazemos durante o ano, como limpar e tirar poeira de minha biblioteca e outras coisas que as vezes não valorizamos como deveríamos. Deu trabalho, mas eu sobrevivi. E consegui estar de volta inteiro - o que é melhor.

Foram sete carnavais atrás do trio elétrico e da emoção de passar na Bahia, mais propriamente em Salvador, o melhor carnaval do Planeta. E como bom “chicleteiro”, “Eu fui atrás de um caminhão, Fazer meu carnaval, e o carnaval é feito no coração, Meu bem, Chiclete é emoção! Eu sei naquele ano eu me tornei Camaleão...Encontrei o meu amor na cidade Salvador, Tão romântica, tão histórica e o Bonfim abençoou”...


Saudades....

E começa oficialmente, quase ao mesmo tempo que o ano novo chinês, o ano novo baiano. Isso é o que dizem por aqui e por outros tantos lugares Brasil afora. O fato é que isso não é nem verdade e nem mentira. Claro que o ano começou, de fato, no dia 1º/01, mas vai pegando no tranco, pegando no tranco, até que na quarta-feira de cinzas, ao meio-dia, o ano novo engata a primeira marcha e segue a todo o vapor. Então, baiano ou não, feliz ano novo pra você também!


E começamos novamente... Segunda feira !!!