Uma das doenças psicológicas mais comuns entre as pessoas é a Esquizofrenia, trata-se de um conjunto de delírios mentais que resultam em constantes crises. A doença pode atingir homens e mulheres na mesma proporção.
Diferentes motivos podem ser responsáveis pela esquizofrenia, a maior parte deles está relacionada aos genes. Há também quem desenvolva a doença devido alguma frustração que possa ter vivenciado. Episódios traumatizantes sempre podem piorar o quadro.
O esquizofrênico possui temperamento explosivo e vulnerável, ou seja, a qualquer momento ele pode sofre uma crise. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais chances de cura haverá. Há muitas polêmicas que envolvem esse mal, principalmente com o que diz respeito a inteligência. Muitas personalidades intelectuais sofriam de Esquizofrenia, como é o caso de Van Gogh e John Nash.
“Aqui louco varrido não vai para debaixo do tapete”. A novela das oito havia começado e, de relance, enxerguei a frase escrita em uma plaquinha na porta do “consultório” do personagem de Stênio Garcia, o psiquiatra "Doutor Castanho". Puxa, a reforma psiquiátrica em horário nobre? Quis saber mais.
Glória Perez (a autora de Caminhos das Índias) é hábil no merchandising social. Assim, trouxe para a novela a esquizofrenia, e os problemas dos doentes e das famílias de pessoas que convivem com a doença fora dos hospícios. Vinte anos depois do início do movimento pela reforma no País, chegou a sua casa o debate sobre substituição das internações em grandes hospitais psiquiátricos pelo atendimento –e acolhimento - dos doentes em Centros de Atenção Psicossocial, hospitais dias, e pela família. Para integrantes da luta contra os manicômios, mais um passo contra os estigma que atormenta as pessoas que vivem com transtornos mentais.