Para quem vai do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, pela BR-040, próximos as cidades de Tiradentes ou São João del Rei pela BR 383 tem pelo caminho uma típica cidade de Minas Gerais que também tem vários atrativos para os visitantes. Esta cidade é Lagoa Dourada, uma cidade histórica localizada no Campo das Vertentes que consegue remeter seu visitante à arte e arquitetura barroca através de seus casarões, fazendas e igrejas, mas que é reconhecida pela tradicional culinária local, principalmente pelo seu delicioso Rocambole.
As riquezas naturais de Lagoa Dourada se constituem como um grande atrativo turístico da região. As belas paisagens do cerrado proporcionam passeios magníficos através de caminhos adjacentes à Estrada Real, apresentando mirantes com vistas de 360°. Há, ainda, trilhas que remontam ao tempo das tribos indígenas dos Cataguases, com vestígios de suas aldeias, antes próximas à área da cidade. Por fim, outro reduto ecológico para turistas é o Lago do Tanque Grande, que fica próximo ao caminho indígena e apresenta origens vulcânicas. A região também possibilita a prática de esportes de aventura.
O povoamento local começou por volta de 1625, quando a bandeira comandada por Oliveira Leitão descobriu ouro nas águas de uma pequena lagoa. Por volta de 1717, a região já estava bem povoada e o arraial foi se formando com a chegada de novos “oureiros”. Em 1734, Dom Frei Antônio de Guadalupe ergue, então, uma capela dedicada a Santo Antônio. Em 1750, o arraial é elevado a “Distrito da Paz”. Em 1832, o nome original de Alagoa Dourada é alterado para Lagoa Dourada, uma referência à lagoa ali existente, muito rica em ouro.
O artesanato é outro atrativo e um grande traço cultural da região, com destaque para a produção de bonecos de linhagem em tamanho natural, para os bordados, tricô, crochê, esculturas e pinturas de madeira.
Como toda cidade histórica, a religiosidade é um dos traços marcantes de Lagoa Dourada. A Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja do Senhor Bom Jesus, possuem um grande acervo de imagens, sendo importante ressaltar desta última os painéis com os passos da Via Sacra.
Na gastronomia a região é forte na produção de licores, vinhos e doces caseiros, mas o grande destaque é o tradicional rocambole, sendo que o da região é reconhecido nacionalmente. Os recheios de vários sabores são convidativos a degustação. São muitos os pontos que vendem o doce, que pode ser encontrado em diversos sabores: além do tradicional, recheado com doce de leite, há a opção de goiabada, chocolate, e doce de leite com coco, ameixa, ou maracujá.
O Legítimo Rocambole: Rua Miguel Youssef, 38 – (32) 3363-1538
Como chegar:
Distância entre Lagoa Dourada:
Belo Horizonte - 150 Km | Rio de Janeiro - 371 Km |
São João Del Rei - 36 Km | Juiz de Fora - 218 Km |
| |
| |