sábado, 14 de janeiro de 2012

O charme da Cidade Maravilhosa – Copacabana


A praia mais conhecida e frequentada do Brasil e internacionalmente conhecida.  Praia que se localiza na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, onde temos como freqüentadores uma grande diversidade de pessoas do Brasil e do mundo inteiro. 

Tem o apelido de “Princesinha do Mar”. Faz divisa com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo e Leme. É o bairro das belíssimas e famosas calçadas da Av. Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas que mostram um lindo mosaico no formato de ondas.

Em toda extensão de sua orla existem quiosques que servem diversas variedades de petiscos e bebidas.  A parte da areia da praia é bem larga.  Nas areias douradas desta praia são realizados diversos eventos esportivos e musicais, pratica-se futevôlei, vôlei de praia, futebol de areia e muitos outros esportes apropriados ao local.

A beira mar também pode-se encontrar diversos restaurantes, hotéis e o Hotel mais charmoso do Rio, o Copacabana Palace. É uma praia que possui iluminação noturna e por isso pode-se freqüenta-la até tarde. Lá acontece o maior evento do reveillon da cidade, onde temos a mais bela queima de fogos, talvez do mundo. O seu mar azulado é apropriado para banho, mas também é ótimo para prática da pesca.

Próximo ao bairro de Copacabana, o Pão de Açúcar, o magnífico espelho da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor, lugares que fazem do Rio um grande pólo turístico, dividem atenções com as belas praias e até mesmo com as comunidades nos morros, que também são uma atração para os estrangeiros que visitam a cidade.

Os visitantes logo descobrem um fato conhecido dos habitantes da cidade e do qual eles se orgulham: algo está sempre acontecendo no Rio - exposições, shows de dança e música, eventos esportivos. Se você vai ao Rio, ou se lá estará ao menos por um fim de semana, não fique atônito diante de tanta beleza. Programe-se apenas e siga algumas dicas:

Copacabana

Freqüentada tanto de dia quanto à noite, a praia possui quiosques, ciclovia, bicicletários, postos de salvamento com chuveiros e sanitários, hotéis, bares e restaurantes. Toda rua que se preza tem história para contar no Rio. Mas a Domingos Ferreira, em Copacabana, é quase uma Forrest Gump carioca. Vitrine da juventude dourada dos anos 50, a rua já foi passarela de um Brasil feliz, por onde desfilavam as melhores boates, restaurantes e bares da Zona Sul.

Um dos botequins mais genuínos da cidade: o Panamá Bar (R. Domingos Ferreira 242) Antes, um aviso: o Panamá é botequim mesmo, sem licença poética. Sem cartão, sem mesa nem garçom, a decoração é o próprio letreiro, belíssimo, no centro da grande estante de madeira colorida pelas garrafas e etiquetas de preços feitas à mão. Mulher ali é coisa rara, pelo menos durante a semana. O balcão, comandado pelos discretos Freitas (flamenguista) e o Joaquim, que é o outro atendente cearense e vascaíno.



O tradicional Real Sucos, na esquina de Barata Ribeiro com Paula Freitas, resolveu assumir sua verdadeira identidade e mudou o nome para Real Chopp. Os sucos de frutas na verdade disfarçavam uma coleção das melhores cachaças do país e o melhor chopp de Copacabana. Afonso e Hermínio, os donos, com a ajuda de Maria, competente garçonete e mulher do Afonso, servem também um copioso cardápio dos melhores pratos da cozinha de botequim.

O Caranguejo. (R. Barata Ribeiro, 771) esquina com a rua Xavier da Silveira. Eleita a melhor empadinha de camarão do RJ, porém o mais legal é que esse não é o petisco que mais vale a pena nesse restaurante. Peça o camarão empanado e o pastel de camarão, tudo regado a bastante chopp. Mas não vá embora sem comer a empadinha de camarão, por que pode não ser o primeiro colocado, mas é uma delícia!

Mônaco Bar e Restaurante – (R. Miguel Lemos, 18) - De comida variada, o estabelecimento é conhecido pelo atendimento eficiente. Para petiscar, a casa sugere pastel de siri ou camarão, empadas de camarão ou frango, e bolinho de aipim com camarão e catupiry.

Botequim Chega Mais (R. Barata Ribeiro, 247) - Um lugar extremamente agradável pra beber e curtir com os amigos, simplicidade e gente bonita. O atendimento é ótimo! Quem comanda as mesas com qualidade e receptividade é a atendente Camila e o seu colega Leandro.

Espelunca Chic (R. Bolívar, 17, Lj A) – Integrante do Baixo Copa, da rede de pés-limpos, o Espelunca Chic, inaugurada na Gávea, em 2006, oferece além do chopp clássico, inovações em alguns drinques, sobretudo nas caipirinhas. Para petiscar, releituras de típicas comidas de botequim como o bolinho de arroz recheado com gorgonzola e as croquetes de carne-seca com aipim.

Nenhum comentário: