sábado, 12 de maio de 2012

Campos do Jordão: A Suíça Brasileira



O clima frio e convidativo, a cadeia de montanhas recortando a paisagem, a sofisticação das pessoas e dos lugares, a deliciosa comida europeia com direito aos mais requintados chocolates. Essa poderia ser a descrição da Suíça, mas saiba que estamos falando de um lugar bem mais próximo: Campos do Jordão, a Suíça brasileira.

A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira e possui altitude de 1700 metros, sendo o mais alto município brasileiro. O município está localizado a cerca de 500 km de Belo Horizonte, é um dos mais sofisticados destinos de inverno da América Latina.

Campos do Jordão possui uma peculiaridade: é uma cidade ideal para se visitar em qualquer estação do ano. Evidentemente, um dos grandes atrativos da cidade é o frio e é no período de inverno que a cidade recebe o maior número de visitantes e realiza, inclusive, um festival de música erudita.

A cidade possui um clima frio e seco, e no inverno é frequente os termômetros registrarem temperaturas negativas. Durante o verão não faz tanto frio e suas médias variam entre 26º C durante o dia e 14º C à noite.

Campos do Jordão se divide basicamente em duas regiões: a turística Capivari; que concentra a maioria das lojas, restaurantes, hotéis, danceterias e teleférico que leva ao topo do Morro do Elefante, muito procurado por seus sofisticados turistas; e Jaguaribe, que é o centro de Campos do Jordão e mais frequentada pelos moradores.

Atrativos não faltam: a Pedra do Baú é uma das principais atrações, apesar de estar localizada em São Bento de Sapucaí, um município vizinho. É também o cenário ideal para a prática de escalada e mountain bike. Campos do Jordão possui uma fábrica de cerveja artesanal chamada Baden Baden. É possível visitar a indústria, mas é necessário reservar antecipadamente. Outro ponto forte do município são as fábricas de chocolate artesanal.

Um dos cartões postais da cidade por seus atrativos e, sobretudo, por sua rara beleza é o Horto Florestal. O parque possui trilhas, tirolesa, cachoeira e área destinada especialmente para as crianças se divertirem. Campos do Jordão também possui ótimas danceterias que esquentam o clima durante o ano inteiro. Porém, preparem seus bolsos, afinal a diversão na cidade costuma ter um custo elevado.

A ótima rede hoteleira merece destaque, afinal são mais de 90 hotéis e pousadas. Recomenda-se que as reservas sejam feitas com antecedência, afinal o turismo é a principal atividade econômica da região. Há diversas opções de restaurantes. Dentre a enorme gama de pratos oferecidos pela gastronomia local, as trutas são imprescindíveis em muitos cardápios.

Muitos turistas comparam Campos do Jordão a algumas cidades europeias. A arquitetura local e, sobretudo, o clima são as principais razões deste comentário praticamente consensual.

Portanto, para se ter momentos agradabilíssimos em uma cidade charmosa, aconchegante, em qualquer época do ano e ainda ter as mais diversas opções de hotéis, gastronomia e lazer, visitem Campos do Jordão.

QUANDO O INVERNO CHEGAR



Apesar do luxo, Campos do Jordão consegue unir o rústico e o clássico em um ambiente de descontração para toda a família. Porque nos meses mais agitados, a cidade possui uma extensa programação cultural que vai do Festival de inverno a atrações que já se tornaram sucesso.

Por exemplo, em julho, é montado na cidade um parque que possui pista de esqui com neve artificial! Mas quem prefere atrações mais calmas, ligadas a natureza, pode se aventurar por cavalgadas e até mesmo trilhas pelos parques cobertos de araucárias.

O 43º Festival Internacional de Campos do Jordão terá início em 30 de junho e vai até 29 de julho e nesta edição a organização será da Fundação Osesp, que já administra a Osesp e a Sala São Paulo. A programação geral com mais de 60 concertos, tanto em Campos do Jordão como na Sala São Paulo, pode ser consultada:
http://www.festivalcamposdojordao.org.br/


Nenhum comentário: