quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sossego e adrenalina nas paisagens de Itacaré




Itacaré, situada na região sul da Bahia, une belezas naturais e destinos de aventura: são 14 praias principais, rios, cachoeiras e a Mata Atlântica preservada, que conquistam turistas de todo o mundo em busca de sossego ou de programas como o surfe e o rafting.

A Praia da Concha fica na área mais urbana de Itacaré e é formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas, que nasce na Chapada Diamantina. Suas águas calmas costumam receber a prática de esportes náuticos como caiaque e canoagem. É nessa praia que está o farol quadrado, uma das paisagens mais fotografadas da cidade.

Estrutura
Com uma área de 730 km², Itacaré lembra uma vila. O Centro e o bairro Pituba reúnem boa parte do comércio, além dos locais para hospedagem, restaurantes e empresas que oferecem passeios turísticos. As praias são divididas nas urbanas, cujo acesso é possível de automóvel, e rurais, onde é possível chegar por meio de trilhas.

Praias urbanas
Além da Praia da Concha, Resende, Tiririca e Ribeira também estão entre os locais que costumam impressionar os turistas por suas belezas naturais. A Rua Pedro Longo ou Caminho das Praias interliga as principais praias urbanas.

Próxima ao centro da cidade, Resende possui piscinas naturais para os que optam por um banho de mar, mas também oferece boas ondas para o surf. Já a Tiririca é mais frequentada pelos surfistas, por causa de suas ondas fortes. Campeonatos de surf são realizados no local.



Praias rurais
Há ainda praias mais distantes, que muitas vezes surpreendem os visitantes com encontros com o rio ou cachoeiras entre uma trilha e outra.

Cercada por coqueiros e mata atlântica, a praia da Engenhoca é mais um local bastante frequentado por surfistas. Para chegar à praia é preciso caminhar por cerca de 20 minutos em uma trilha, de onde é possível apreciar a costa rochosa e o mar.

A Praia do Havaizinho é formada por pequenas enseadas separadas por recifes e também é caracterizada pelas ondas fortes. O acesso é feito pela mesma trilha que leva à praia da Engenhoca.

Cachoeiras
Diversas cachoeiras oferecem desde banhos relaxantes até atividades mais radicais, como o rappel. Saindo de Itacaré em direção ao distrito de Taboquinhas há diversas quedas d'água como a cachoeira do Cleandro e Pancada Grande. A cachoeira da Usina forma uma piscina natural ideal para o banho. Para chegar à cachoeira do Noré, que tem uma queda de 15 metros, é preciso cruzar o Rio de Contas de canoa e seguir por uma trilha dentro de fazendas de cacau. O local é muito procurado por aventureiros que curtem o rappel.

Preparando a viagem
Quem deseja fazer uma viagem relaxante, apenas para apreciar as belezas de Itacaré, ou quem busca aventura, deve incluir na bagagem um tênis, roupas de banho e protetor solar. Também é importante planejar a viagem, relacionando os locais que deseja conhecer, estabelecendo roteiros diários. A contratação de guias é indispensável para otimizar a viagem e garantir a segurança durante os passeios, que muitas vezes incluem trilhas com passagens por matas e rios.



Como Chegar:
Itacaré está localizada na Costa do Cacau, no Estado da Bahia, ao sul de Salvador, 70 km ao norte de Ilhéus. É em Itacaré que deságua o Rio de Contas que vem da Chapada Diamantina. Para quem vem de Belo Horizonte, pode usar a BR-101 ou a BR-116 até Itabuna, seguindo para Ilhéus pela BR-415 e depois para Itacaré pela BA-001. São 1133KM.

Nenhum comentário: