Em 300 anos de existência, Ouro Preto ou Vila Rica, como era chamada antigamente, já foi do tamanho de Nova York, já foi a capital de Minas Gerais e virou patrimônio da humanidade. A cidade tem muitos anos de vida e muitas histórias para serem contadas. O aniversário de Ouro Preto é comemorado no dia 08 de julho, quando a cidade completou 312 anos.
Ouro Preto tem orgulho de ter a primeira escola de farmácia do país, o mais antigo teatro da América Latina e um histórico conjunto arquitetônico e artístico. A data comemora os 300 anos que a cidade foi elevada de arraial para vila. Na época da extração do ouro, a primeira metrópole do Brasil era do tamanho de Nova York e tinha cerca de 20 mil moradores.
Localizada a 95 quilômetros da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é uma cidade de Minas Gerais que foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade em 02 de setembro de 1980.
A fundação da cidade se deu em 1711, em origem do arraial do Padre Faria e outros arraiais, tendo recebido o nome de Vila Rica. Poucos anos depois foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais (1720).
A arte de Aleijadinho era no estilo barroco, tendência artística da época, que apresentava uma mistura de espiritualidade com racionalismo, tornando-se contraditória.
Só foi possível manter a preservação original da cidade, devido à mudança da capital para Belo Horizonte, em 1897, motivo pelo qual a mesma perdeu parte de sua movimentação, deixando-a longe dos processos de urbanização e modernidade.
Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.
Foi cenário do movimento da inconfidência mineira, onde uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro.
Na época do movimento, no século XVIII, a corte portuguesa explorava o povo com as altas taxas de impostos sobre o minério, tendo Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier) enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal.
A escolha do nome foi baseada nas riquezas ali existentes, que fazia a grande movimentação econômica da região bem como do país. Primeiramente, recebeu a alcunha de Vila Rica, passando mais tarde a ter o nome de Ouro Preto.
DICAS DO VIAJANTE
Estar em Ouro Preto é como voltar ao passado, reserve no mínimo de 3 a 4 dias para conhecer a cidade, tem muita coisa bacana em especial para quem gosta de museus, pinturas e esculturas, se você não for um apreciador de artes vai acabar achando tudo muito igual. Às vezes andando pela cidade você poderá se perder, pois a cidade tem suas construções bem parecidas, marque um ponto de referencia próximo a sua pousada.
Passeio de Maria Fumaça até Mariana
São 18 km de extensão, em uma composição panorâmica, é um dos principais passeios que a cidade oferece, porem não é todo dia que tem saídas do trem.
Telefones Úteis
Rodoviária: 31 3559-3252
Informações Turística: 31 3551-2655
Foto: Sérgio Mourão