domingo, 3 de julho de 2011

Uma Vida dedicada ao Brasil


Do amplo legado que o Presidente Itamar Franco deixa ao Brasil,  três são  as  principais contribuições para serem demonstradas ao povo brasileiro: 1) ter feito a transição entre o impeachment de Collor, 2) com todo o seu potencial de ruptura democrática e 3) ter entregue o pais ao seus sucessor, Fernando Henrique, sem desvios ou cedendo a tentações.

Ter um homem que foi um dos melhores presidentes que este País já teve ainda na vida pública é um orgulho. Por outro lado, justamente por já estar em final de carreira, Itamar se permite dizer as verdades que poucos dizem. Ouvir alguém dizê-las dá um orgulho maior ainda. Itamar é o que todo senador deveria ser: Senador de verdade.

O ex-presidente Itamar Franco, falecido no dia 02 de julho de 2011, governou o país de 1992 a 1994, após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Ele havia completado 81 anos no último dia 28 de junho. Itamar também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador no ano passado, ao lado de Aécio Neves com 5.125.455 votos.

O senador Itamar Franco, entra para a história do Brasil como o presidente do Plano Real, que encerrou um período de quase uma década de inflação galopante e hiperinflação, e lançou as bases para todos os avanços econômicos do País até hoje. Mas, para quem assistiu o início do governo de Itamar, após sua posse em 29 de dezembro de 1992 (já tinha assumido interinamente em 2 de outubro), era muito difícil prever que o político seria capaz de um feito histórico de tamanha magnitude.

Assumir o País em um momento difícil e devolvê-lo à tranqüilidade é a grande obra política do ex-presidente Itamar Franco. "Itamar assumiu o governo em um momento crítico e ele se saiu bem na difícil tarefa de fazer essa transição para a democracia".

É claro que podemos afirmar, porém, que o presidente Itamar Franco será lembrado com carinho por todos e com o respeito devido aos que, na vida pública, serviram o pais sem dele servir-se jamais. Itamar na sua posse mostrou sua declaração de bens para o Brasil e quando deixou a presidência também. Um político ético, grande estadista, pegou o País em uma situação delicada e deu jeito, nos devolveu a esperança, uma moeda forte. Sua missão nesta terra foi concluída, e seu bom exemplo ficou para muitos. As saudades ficam. Descanse em paz. Sempre admirei esse homem, e para ele todas as honras desse humilde brasileiro. Vai em paz querido presidente.

PERFIL
Filho de Augusto César Stiebler Franco (falecido pouco antes do nascimento de Itamar Franco) e Itália Cautiero. O engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, um "Ita" da Companhia Nacional de Navegação Costeira, no Oceano Atlântico entre o Rio de Janeiro e Salvador.. Ele foi registrado em Salvador (BA). Sua carreira política teve início no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), legenda pela qual foi eleito prefeito de Juiz de Fora em duas gestões, entre 1967 e 1971 e entre 1973 e 1974.

 Eu tive o privilégio de conhecer de perto o ex-presidente Itamar Franco, 
da qual era meu amigo pessoal.

Um comentário:

Makivel disse...

O Senador Itamar Franco foi o 'Cerne' da estalidade econômica Brasileira. Gostei,abraços,Delfino.www.makivelpoliticademocratica.blogspot.com